A design de interiores Ivone Dominguez, de 35 anos, tem crisântemos, orquídeas, lírios, margaridas e outras dezenas de plantas em sua residência, na Zona Sul de São Paulo. “É sempre bom ter plantas vivas em casa. Elas alegram o ambiente”, conta. O toque delicado e pessoal começa no lavabo.
Ivone decorou a pia com dois vasinhos de orquídea de corte, quando ela vem pequena. “Dura bastante. É só colocar pouca água”. Ela ensina que violetas e hortências também são indicadas para banheiros e lavabos onde há pouca luz. No caso das violetas, também não é necessário regar muito.
Já a arquiteta e decoradora Janete Pimenta, de 43 anos, gosta de flores na pia do banheiro. Segundo ela, se o lavatório tiver uma prateleira e a flor ficar aparente, vale colocar uma violeta. Os cactus também se adaptam perfeitamente aos locais fechados e escuros do cômodo.
Para os quartos, Ivone, que tem uma floricultura, gosta dos jasmins. “Ele ajuda a dormir. Quando você entra, sente aquele cheiro delicioso”. Nesse tipo de ambiente, segundo a comerciante, cabem flores mais delicadas, como rosas. No entanto, as mais resistentes têm seu espaço no cômodo de dormir.
Os kalanchoes, que dão flores pequenas e coloridas, podem ficar junto ou longe da janela, pois se adaptam a diferentes quantidades de luz. Ivone tem alguns vasos presos ao parapeito da varanda.
Quentinho
Na cozinha, a opção deve ser pelas plantas mais resistentes pelas características do espaço. A dica é decorar com crisântemos. “Na cozinha, você tem a diferença de temperaturas, como o calor e o frio”, conta Ivone. A arqueiteta Janete aposta na diversidade. Segundo ela, "todas as plantas" ficam bem nesse ambiente. "Flor adora cozinha. É quentinho. Eu tenho uma orquídea ao lado do fogão e ela floresce todo ano", garante.
Se a preocupação é com o que colocar na sala, que tal azaléias, bromélias e begônias? Coloridas, dão vida ao ambiente que é a porta principal de entrada. Se a sala for bastante iluminada, as azaléias são uma boa opção pois, além de florescer na primavera, ficam verdes o resto do ano, decorando o ambiente permanentemente.
Janete prefere as pequenas árvores às flores. Diz que são mais resistentes e afirma que tudo depende do gosto do morador, mas indica a jabuticabeira e a chamada árvore da felicidade. A arquiteta explica que não é preciso se preocupar com o tamanho da árvore em casa. Elas não crescem demais por falta de espaço no vaso e quando são podadas regularmente.
Para ela, ter pétalas de diferentes formas e cores ao alcance dos olhos é mais do que uma questão de beleza. “Cada planta tem seu lugar, mas é uma questão de bem-estar. Se você tem uma em casa, já dá um toque diferente. Nem que seja uma violetinha que custe R$ 2”.
---------------------------------------
fonte: g1
encontre imóveis clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário