segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ribeirao Preto pede camera dentro das escolas

Conselho de Segurança de RP pede ao Estado câmeras em 3 unidades do Centro; alunos venderiam drogas


O Conselho Comunitário de Segurança do Centro (Conseg 1) de Ribeirão Preto decidiu pedir ao Estado a instalação de câmeras de monitoramento dentro das escolas estaduais Otoniel Mota, Guimarães Júnior e Fábio Barreto para identificar alunos que venderiam drogas na região central e ainda prevenir furtos e roubos na área. Estudam nessas unidades 2.769 alunos. A decisão foi tomada em reunião, na quinta-feira, do Conseg 1, que promove ações de prevenção ao uso de drogas e bebidas alcoólicas entre estudantes da região central.

Há hoje câmeras de monitoramento instaladas no Centro que são controladas pela Polícia Militar. Os equipamentos já flagraram estudantes comprando e consumindo drogas, principalmente na praça da Catedral. Uma das gravações mostra dois estudantes de uma escola particular comprando drogas de um guardador de carros, que escondia os entorpecentes dentro de uma lixeira.

Há também a gravação de alunos de uma escola pública usando cocaína à luz do dia, sentados na porta lateral da Catedral. A droga estava escondida dentro de um fichário.

Desde janeiro, a PM registrou 11 ocorrências de tráfico de drogas nas escolas do centro. Para José Paulo Galante, vice-presidente do Conselho de Segurança dos Bairros (Conseb) do Centro, o número não reflete a realidade porque professores e diretores têm medo de denunciar.

Na reunião de quinta, uma diretora afirmou ter identificado um aluno, da 5ª série, que vendia drogas. “Eu soube que existe uma pessoa, que fica ao lado da Catedral, que repassa a droga”, disse a diretora. Para esclarecer professores e alunos sobre direitos e deveres, o juiz da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Paulo César Gentile, realiza palestras nas escolas estaduais que enfrentam problemas com o tráfico, a pedido dos próprios diretores.

Desde o início do ano, foram feitas palestras em oito escolas.

Processo contra bares:

Para fechar o cerco contra o uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes entre menores de idade, o Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso conta com cinco comissários voluntários que estão presentes em todas as festas de médio e grande porte de Ribeirão Preto. Além disso, periodicamente são realizadas operações de fiscalização em conjunto com o Juizado, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Fiscalização Geral da Prefeitura em bares, boates e casas de massagem da cidade. Na última operação, realizada na semana passada, foi detectada a presença de menores ingerindo bebida alcoólica em dois bares da Avenida Independência. Os estabelecimentos estão respondendo a processo.

Um outro bar, localizado no Jardim Paulista, foi lacrado após ser constatada a presença de crianças e adolescentes jogando sinuca, ingerindo bebida alcoólica e alguns deles, consumindo drogas.

---------------------------------------

fonte: cosmo.com.br

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: