quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cohapar e Caixa já habilitaram 2.543 unidades do “Minha Casa”.

O comitê do programa “Minha Casa, Minha Vida”, coordenado pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, aprovou a construção de mais 1.083 moradias, em seis municípios. Com mais essas unidades, o Estado já totaliza 2.543 novas casas distribuídas em 13 municípios. Deste total 1.277 unidades são direcionadas para famílias com renda mensal de até três salários, de acordo com as regras do Governo Federal.

A reunião foi realizada na terça-feira (21), com representantes dos órgãos que compõem o Comitê e das cidades beneficiadas. “Nosso escritório de planejamento urbano, com reuniões realizadas na Companhia, com participação de representantes da Copel, Sanepar, Caixa, Suderhsa, IAP, Sedu, Comec, Mineropar e Cohapar, viabiliza, a cada semana, mais projetos para o ‘Minha Casa, Minha Vida’, inclusive já estendendo o programa para o interior do Estado”, explicou Greca.

O “Minha Casa, Minha Vida” prevê a construção de um milhão de moradias em todo o país e 44.172 unidades no Paraná. Destas, 32.173 casas poderão ter seus projetos coordenados pela Cohapar sendo que 12.202 serão construídas na Região Metropolitana de Curitiba e 19.971 em cidades com mais de 100 mil habitantes.

NOVOS MUNICÍPIOS – As 1.083 unidades, na última reunião do Comitê vão ser distribuídas em seis municípios, sendo cinco da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e um em Cianorte. Em Balsa Nova, foram habilitadas 128 moradias, 28 para quem recebe até três salários.

Já em Adrianópolis, são 44 unidades habitacionais, sendo 18 para a mesma faixa salarial; em Tunas, das 60 moradias, 20 também são para famílias de baixa renda; Bocaiúva do Sul, das 65, 25 são para este patamar de renda; Almirante Tamandaré teve 360 casas aprovadas, sendo que 214 também privilegiam famílias de baixa renda. Em Cianorte, no Noroeste do Estado, habilitou 426 áreas sendo 170 para famílias com renda entre até três salários mínimos.

“Isso se soma a tudo que vem sendo realizado, as 437 casas de Irati (centro-sul do Estado) onde o contrato de viabilidade para a execução das primeiras casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ no Paraná já foi assinado e as 1.023 já estão definidas para Piraquara, Campina Grande do Sul, Araucária, Contenda, Mandirituba e Lapa”, frisou Greca.

PRÓXIMAS – De acordo com o superintendente da Caixa, Arielson Bittencourt, a etapa mais difícil, que é a da identificação dos terrenos de acordo com as normas estipuladas pelo programa está sendo executada com sucesso. “Os próximos passos são mais rápidos. O mais difícil era encontrar terrenos com a aprovação de todos os órgãos competentes. Muitos deles já foram encontrados e agora já estamos finalizando os projetos urbanísticos (PU) e vamos partir para as licitações e depois para a contratação”, explicou.

O superintende da Caixa esclareceu que o processo de assinatura do contrato de viabilidade de Irati para a execução das primeiras casas do programa no Paraná foi rápido. “Pois o município já tinha o terreno doado para a Cohapar, que já tinha feito o projeto urbanístico e já estavam no registro de imóveis para a individualização das matrículas. O registro de imóveis é um processo em que você pega uma área enorme e tem que fazer a individualização das matrículas, e isso com uma área de 437 casas, demora um pouco, mas isso vai estar ocorrendo junto com o processo de escolha da construtora”.

ANÁLISE – Bittencourt ainda explicou que a Caixa deve ter mais cerca de 4 mil unidades em análise na RMC. “Já estamos vendo a possibilidade de trabalhar com os municípios do interior fazendo uma parceria como esse que está sendo desenvolvida aqui.”

“Nosso próximo horizonte é ver quantas casas ainda podemos fazer nas cidades restantes da RMC, que ainda não fechamos projetos e dependem dos prefeitos e da documentação estar em ordem e aguardar alguns pareceres da Mineropar e dos órgãos ambientais relativos a alguns municípios já habilitados, como o de algumas áreas de Almirante Tamandaré. Depois vamos estender o programa e oferecer os serviços da Cohapar para as outras regiões do estado, para as cidades de 100 mil e de 50 mil habitantes”, disse o presidente da Cohapar.


---------------------------------------

fonte: Imobilien

encontre imóveis clicando aqui!

2 comentários:

Ana Paula disse...

necessito do e-mail da Srª Marina Conde ou passe esta informação a ela s/ imovel cod.749

boa tarde segue o nº da nota ref. pedido junto ao Registro de imovel de Alvorada/RS, da certidão de ônus do imovel do Sr. Clovis Jose da Silva

ficará pronta em 3 dias uteis

matricula 6.292 nota 4927

matricula 6.293 nota 4929

assim que estiver pronta lhe encaminharei por e-mail scaneada.

Ana Paula dos Reis Pereira

ana paula disse...

imovel 749

boa tarde segue o nº da nota ref. pedido junto ao Registro de imovel de Alvorada/RS, da certidão de ônus do imovel do Sr. Clovis Jose da Silva

ficará pronta em 3 dias uteis

matricula 6.292 nota 4927

matricula 6.293 nota 4929

assim que estiver pronta lhe encaminharei por e-mail scaneada.

Ana Paula dos Reis Pereira