domingo, 26 de julho de 2009

Especialistas em organização dão dicas para manter a casa arrumada.



A casa está uma bagunça e você não tem tempo e nem sabe por onde começar a organizá-la. Além disso, é comum nessas horas bater aquela preguiça e a vontade de deixar a arrumação para o dia seguinte. Mas há especialistas, conhecidos como personal organizers, que prometem dar um jeito na bagunça toda. Depois de fazer uma avaliação do ambiente e da rotina do morador, eles traçam um plano de arrumação. E dão dicas para manter a organização da casa.

“O segredo da organização é manter cada coisa em seu lugar. Ao entrar em casa, por exemplo, é importante que você tenha um lugar especifico para deixar a bolsa. Temos que tentar dar funcionalidade aos ambientes. Assim, mesmo quando você estiver no escuro, vai conseguir encontrar o que procura”, explica a personal organizer Silvia Balbi, parceira da OZ!, Sistemas de Organização.

De todos os cômodos e móveis da casa, Maria Silvia aponta a área de serviço e os armários como os mais difíceis de organizar. Segundo ela, os espaços pequenos tendem a perder a funcionalidade pela dificuldade de encontrar móveis em tamanhos adequados. Já os armários, por terem a capacidade de esconder entulhos, acabam se tornando vilões para os que não têm tempo ou vontade de arrumar a casa. Luciana Menezes, personal organizer há quatro anos, acrescenta outros aposentos que apresentam problemas de organização por parte de quem a procura.

“Geralmente, o quarto e a cozinha são cômodos difíceis de manter organizados, por serem ambientes de uso de rotina. Alguns materiais podem facilitar a organização da casa. Caixas com divisórias para guardar papéis e pequenos objetos; sacos de TNT para proteger roupas; cestos e cabides específicos para cada tipo de roupa são alguns acessórios que podem ajudar”, alerta Luciana Menezes.



Se desapegar de contas antigas, recados escritos em guardanapos e apontantamentos em papéis avulsos, que surgem sem se saber a origem, é problemático para alguns. Sílvia Balbi propõe uma limpeza geral do que não serve mais. O que pode ser bastante difícil, mas não custa, ao menos, tentar.

“É impressionante a quantidade de papel que as pessoas costumam guardar. Para dar uma sensação de organização, algumas delas começam a empilhar as coisas. Mas isso não ajuda, pelo contrário. Pois vai ser difícil encontrar algo no meio do entulho. Para isso, é bom ter pastas. Uma para contas, outra para desenhos dos filhos, para cartas ou projetos”, aconselha a especialista em organização.

Por mais que alguns já saibam o que e como fazer para manter a casa arrumada, o fato é que a falta de tempo e a preguiça básica pode complicar toda a organização dos ambientes. Por isso, antes de esconder sapatos e roupas debaixo da cama ou jogá-los de qualquer forma dentro do armário para receber uma visita de surpresa, uma boa dica é ter alguns apetrechos - como os indicados por Silvia Balbi e Luciana Menezes - para facilitar a arrumação ou um especialista para ensinar a manter sempre a casa em ordem.
---------------------------------------

fonte: Zap Imóveis

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: