quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Governo quer transformar cidades em centros olímpicos

GUSTAVO PORTO - Agencia Estado

RIBEIRÃO PRETO - O Ministério do Esporte lançará em março o projeto "Cidades Olímpicas", para transformar municípios brasileiros em centros de desenvolvimento e excelência de determinados esportes olímpicos. "Um dos principais objetivos é fazer com que o País, que disputou medalha em sete ou oito esportes em Pequim (na Olimpíada realizada no ano passado), possa competir com condições de vitória em 14 ou 15 modalidades já nos Jogos de Londres, em 2012", disse o ministro Orlando Silva.

Segundo o ministro do Esporte, as cidades interessadas em sediar os centros precisarão passar pelo crivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "O COB certificará uma cidade como amiga do esporte olímpico, desde que ela cumpra uma série de protocolos e critérios pra que seja viável a sustentabilidade desse esporte", afirmou Orlando Silva. "Esses procedimentos ainda estão em estudo, por isso o projeto deve estar pronto em março."

Orlando Silva sinalizou que a participação do governo virá de investimentos em infraestrutura e na capacitação de profissionais, mas não citou valores. "O investimento virá de parte do orçamento de R$ 1,37 bilhão da Pasta", resumiu o ministro, que chegou a sugerir que Ribeirão Preto se candidate para sediar um centro de ginástica, pelo fato de a ginasta brasileira Laís Souza ser da cidade paulista. "Em Araraquara (SP), a natação é uma modalidade que a prefeitura pretende trabalhar, Indaiatuba (SP) vai trabalhar o ciclismo e São Vicente (SP), a canoagem", exemplificou.

Ainda nesta quarta-feira, Orlando Silva teve um encontro com a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (Democratas), de quem recebeu o pedido para transformar Ribeirão Preto numa das cidades que vão abrigar seleções durante a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Mas o ministro, apesar de elogiar a estrutura local, deixou escapar a preferência por Araraquara, também no interior de São Paulo, onde o governo federal investiu na reforma do Estádio da Fonte Luminosa.

"O Ministério ajudou Araraquara a reformar a Fonte Luminosa e o estádio de Araraquara vai se aproximar dos critérios exigidos pela Fifa para a recepção de jogos, com conforto, segurança. Agora Ribeirão Preto não vai ficar atrás e tem interesse de qualificar os equipamentos da cidade. Mas Araraquara tem boa condição e precisa ter valorizado o esforço", explicou Orlando Silva.

---------------------------------------

fonte: Estadão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: