sábado, 27 de dezembro de 2008

Novas regras mantêm pronúncia das palavras

Confira o que muda na escrita com a norma que passa a valer no dia 1º

O fim do trema, com a reforma ortográfica deixa uma dúvida: será que a pronúncia das palavras também sofrerá alterações?
A resposta dos especialistas é clara e direta: não.O que muda com a reforma é só a forma de escrever.

O jeito de falar, os sotaques, o sentido das palavras, nada disso é afetado pelas novas normas que passam a valer no dia 1º de janeiro de 2009.Assim, você não precisa temer falar "se-quên-cia", em vez de "se-qüên-cia", por exemplo. Os dois pontinhos em cima do "u" só somem no papel.

A pronúncia permanece a mesma. O mesmo vale para idéia, que passará a ser escrita ideia: na prática, o acento some da escrita, mas o "e" manterá a sonoridade atual.Até 2012 você pode escrever como quiser, do jeito novo ou do jeito com o qual está acostumado.

Para você se acostumar com as mudanças, o G1 elaborou um guia rápido com as principais alterações na escrita, como o desaparecimento do trema, a queda de acentos e os novos padrões para uso do hífen.

A idéia é que você imprima, cole em sua agenda, no caderno, ou deixe ao lado do computador.O guia rápido traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa.
Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.
---------------------------------------

fonte: EPTV.com

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: