quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade foi lançada ontem; um dos focos será questão prisional

Igreja debate segurança pública

A 46ª Campanha da Fraternidade (CF-2009) foi lançada ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema fraternidade e segurança pública, a campanha deste ano, que é intensificada durante a Quaresma, tem como objetivo debater a paz em oposição à insegurança provocada pela violência, e buscar soluções para o sistema de segurança pública.

O lema da CF-2009 é A Paz é fruto da Justiça.“Vamos estimular o debate sobre a segurança e contribuir para a promoção da cultura e da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, para que todos se emprenhem na construção da justiça social que seja garantia para todos. Para que os conflitos sejam conflitos sem violência, sobretudo neste momento de crise nas relações sociais”, disse o arcebispo de Ribeirão, dom Joviano de Lima Júnior.

O lançamento da campanha em Ribeirão foi realizado na Cúria Metropolitana em uma coletiva com o arcebispo. O lançamento oficial foi na Basílica de Aparecida, em São Paulo. Segundo dom Joviano, depois dos debates e reflexões sobre o tema, a meta é levantar propostas para sensibilizar órgão públicos e agir para transformar a sociedade. “Esse modelo social centrado na economia e no financeiro está caindo, temos de propor um modelo centrado na pessoa”, disse o arcebispo.

Um dos alvos das reflexões desta campanha será a superlotação carcerária e o sistema pena brasileiro. “Vamos organizar fóruns para propor um novo sistema prisional para dar melhores condições aos presos. Pois em visitas a penitenciárias durante o ano passado vimos muitas pessoas que já cumpriram suas penas mas ainda não foram soltos.”Entre as atividades do calendário arquidiocesano durante a Quaresma estão o fórum de fraternidade, justiça e paz, no dia 20 de março, com estudantes do ensino médio e líderes de segmentos da sociedade. E a caminhada da Fraternidade, que sairá da igreja Santo Antônio e irá ao Teatro de Arena, no dia 22 de março.
---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão Preto

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: