segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dicas úteis na hora de comprar ou vender um imóvel

Saiba o que é necessário antes de investir num imóvel


ESCOLHENDO O LOCAL:

Localização: Visite a região escolhida várias vezes em horários diferentes, assim você terá uma melhor noção do transito, a insolação, etc.; Vias de Acesso:
condições da área circunvizinha: limpeza, salubridade, poluição, etc;
facilidades à disposição: farmácias, padarias, açougues, cinemas, clubes, bens recreativos, mercados e outras;
melhoramentos públicos existentes : hospitais, escolas, parques, jardins;
vizinhos: proximidade, relações sociais, padrão de vida;
tendências do bairro;
Verifique os serviços e comércios existentes na região.
infra-estrutura, luz, gás, energia elétrica, telefone, etc;
projeto;
implantação;
áreas comuns;
garagens;
plantas;
segurança.

ESCOLHENDO O IMÓVEL:
Verifique o estado de conservação do imóvel em geral, em caso de edifícios, também verifique o estado geral do prédio, converse com o sindico ou algum morador para melhor se inteirar sobre como é a vizinhança, a manutençao do prédio, o valor de condominio, se existem problemas de obras a serem realizadas, etc.; Verifique o posicionamento do imóvel em relação a insolação. Os imóvel com face para o norte são mais valorizados e oferecem maior qualidade de moradia;Verifique a ventilação, e observe se não existem locais úmidos;Dê preferência a imóveis que os dormitórios e a sala fiquem posicionados para a melhor insolação.


DOCUMENTAÇÃO:
Antes de comprar voce deverá solicitar os seguintes documentos do imóvel e do vendedor:
Cópia da escritura e do registro do mesmo no junto ao cartório de registro de imóveis;
Certidão junto a prefeitura para verificar se não existem débitos de IPTU ou outros impostos em atraso;
Em caso de edifícios, solicite a declaração de débitos condominiais, que deverá ser assinada pelo sindico;
Certidões de feitos civeis, protestos e justiça federal, em nome dos vendedores, tanto da cidade onde se localiza o imóvel como da cidade onde resida o vendedor, caso sejam diferentes;
Caso tenha algum apontamento em nome do vendedor, solicite as certidões que esclarecam o fato, e consulte um advogado.

ASSINANDO O CONTRATO:
Você pode comprar o imóvel tanto por um instrumento particular, como através de uma escritura pública.
Normalmente, quando você compra parcelado, é comum ser realizado um instrumento particular, que deverá conter no mínimo as seguintes informações:
Qualificação completa dos vendedores (marido e mulher);
Qualificação completa dos compradores;
Descrição completa do imóvel;
Preço e condições de Pagamento;
Condições penais em caso de atraso de pagamento;
Condições sobre a posse do imóvel e entrega das chaves;
Conter que o instrumento e irretratável e irregogavel;
Eleição de um Foro;
Data e assinatura das partes e de testemunhas;
Reconhecer as firmas no contrato;
Após a quitação do preço, providenciar a escritura definitiva junto a um cartório de notas, e levar a registro (o registro é que lhe garante a propriedade do imóvel). Caso o negócio seja realizado a vista, após a analise documental, providencie a escritura definitiva junto a um cartório de notas e leve a registro. Despesas relativas a compra: emolumentos do cartório de notas, ITBI - Imposto Sobre Transações Imobiliárias (o percentual sobre o valor da compra varia de cidade para cidade) e as custas de registro junto ao cartório de registro de imóveis.

CUSTOS:
Despesas com Registro da Escritura:
a) Na Prefeitura:
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Laudêmio (para imóveis foreiros): os valores são cobrados de acordo com a tabela de cada Município
b) No Registro de Imóveis:
As despesas são cobradas conforme o valor de compra e venda, da hipoteca do imóvel e da tabela de cada Estado. (Obs.: para primeira aquisição no SFH verificar desconto junto ao Cartório de Registro de Imóveis).

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fonte: Antonio Viana Online - AVOL

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