sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ribeirão Preto: Entulho de construção é depositado ilegalmente



O lixo da construção civil de Ribeirão Preto está sendo depositado em aterros clandestinos, que não tem a autorização da prefeitura. Os caçambeiros e empresas que recolhem os resíduos dizem que não há local regularizado. A prefeitura afirma que vai aumentar a fiscalização. Um dos locais utilizados pelas empresas fica na Avenida Costa e Silva.

O terreno se transformou em uma montanha de lixo. Os motoristas dos caminhões estimam que, pelo menos, 150 caçambas de entulho são jogadas todos os dias no local. Outro terreno utilizado fica nas margens da Via Norte, uma das avenidas mais importantes da cidade. “Nem eu, nem ninguém tem autorização da prefeitura para jogar o entulho aqui, só temos autorização do proprietário”, reconhece Itamar Lavesso, dono de uma das empresas que jogam lixo no local.

“Estou com a minha firma preparada para trabalhar direito, mas estou dependendo da prefeitura fechar áreas para os aterros. Ninguém tem aterro legalizado aqui”, afirmou. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Joaquim Alves de Resende, nenhum dos dois lugares têm autorização para receber o material. “A utilização desses locais pode prejudicar a natureza e é passível de multa. Nós vamos encaminhar o caso para a fiscalização”, disse.

Dados do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo mostram que Ribeirão Preto gera, por dia, 1,1 mil toneladas de entulho, o que daria, em média, 700 caçambas cheias. A solução para o problema seria a criação de mais áreas de triagem, onde a separação do entulho é feita detalhadamente e depois reutilizado em aterros.De acordo com a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a responsabilidade da destinação do material é tanto dos geradores quanto do município.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), José Batista Ferreira, é preciso regularizar o setor de forma urgente em Ribeirão. “O entulho não pode ser jogado em qualquer lugar como é feito em Ribeirão. Ele tem que ser levado a uma ATT, ou seja, uma área de triagem e transbordo, onde é feita a separação manual do entulho e destinado o que for possível para a reciclagem”, afirmou Ferreira.

O secretário da Infraestrutura, José Roberto Romero, informou que a prefeitura estuda alternativas para a destinação de entulho da construção civil em Ribeirão Preto, mas não deu prazo para resolver o problema.A Fiscalização Geral informou que o depósito de entulho nos locais citados pela reportagem da EPTV é proibido. O departamento informou que vai intensificar a fiscalização e impedir a ação dos caçambeiros. Quem for pego jogando entulho em local proibido será multado e poderá ter o veículo apreendido.

---------------------------------------

fonte: EPTV

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: