quarta-feira, 11 de março de 2009

Animais ganham sorvete para se refrescar no Bosque Municipal de Ribeirão Preto

Mamíferos recebem carne congelada, sorvete e coco contra o calor de Ribeirão Preto

Com os termômetros de Ribeirão Preto na casa dos 38°C, como nos últimos dias, até os mamíferos do Bosque Municipal Fábio Barreto tiveram de se refrescar.

A administração do zoológico dá sorvetes e alimentos gelados aos animais nos dias quentes, como medida para controlar a temperatura.

A medida faz parte do programa de enriquecimento ambiental, desenvolvido há dois anos pelos funcionários do Bosque.

Os animais são alimentados com sorvetes de frutas e carne congelada, além de ganharem frutas, gelatinas e cocos gelados.

“Quando está muito quente, damos os sorvetes uma ou duas vezes por semana aos mamíferos, sempre com autorização do veterinário”, disse Pedro Favaretto, biólogo do zoológico.

Entre os mamíferos que recebem os sorvetes estão as onças pintadas, o urso-de-óculos, os macacos-prego e o mandril —espécie de primata africano.

Com uma alimentação variada e disposta sempre em locais diferentes, os bichos têm de procurar o alimento pela jaula, o que os faz se movimentar e ajuda a aguçar os sentidos.

“Antes de começarmos o programa, alguns animais mal se movimentavam porque o alimento chegava sempre no mesmo lugar para eles.

Por isso alguns estavam obesos. Hoje, todos os mamíferos respondem bem ao programa e estão perto do peso adequado”, disse Favaretto.Para as aves, não é preciso dar alimentos gelados.

Apesar de também controlarem o calor do corpo como os mamíferos, a temperatura média de algumas espécies é de 40°C, próxima à dos termômetros dos dias quentes de Ribeirão.

“"Se baixarmos a temperatura dessas aves, elas podem ter problemas de metabolismo e, consequentemente, problemas imunológicos.

Por isso damos frutas da época para elas”, disse o biólogo. Os peixes e os répteis são pecilotermos, ou seja, controlam a temperatura de acordo com o ambiente, por isso não precisam de dietas especiais para se refrescar.

---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: