sexta-feira, 27 de março de 2009

Crise atinge Agrishow, quartos vazios; decisão da Anfavea de não participar de evento e indefinições reduzem reservas em hotéis.


A crise econômica internacional e as discussões sobre o destino da Agrishow devem reduzir a ocupação nos hotéis de Ribeirão Preto durante a próxima edição da feira, que começa daqui a um mês. Segundo expectativa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHS), neste ano a rede hoteleira não deve alcançar 100% de ocupação durante o evento.

“É a primeira vez, em pelo menos dez anos, que os quartos não estão esgotados um mês antes da feira”, disse Giovana Porto, encarregada de reservas do hotel JP em Ribeirão. Segundo Giovana, o hotel está com 95% de ocupação, mas as reservas estão desaceleradas.

A gerente geral do hotel Stream, Rosemeire Zuccolotto, disse que, em todas as edições, os quartos já estavam esgotados antes do início do ano. “O cliente deixava tudo fechado e antecipava o pagamento.” O hotel está com 70% dos apartamentos reservados e pagos.

De acordo com o presidente do SHS, Carlos Frederico Marques, a expectativa é que a ocupações nos hoteis seja de 80% neste ano. “Nos anos anteriores, um mês antes da feira todos os hotéis estavam lotados. Hoje, pelo menos metade ainda tem vagas.”

Para Marques, a crise financeira internacional é a principal causa da desaceleração nas reservas, porém, o anúncio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de que as indústrias associadas não vão participar da Agrishow neste ano abalou o setor hoteleiro. “São indústrias importantes, o fato de elas não participarem da feira pesou bastante”, afirmou.

O presidente do sindicato disse que o reajuste de preços nos hotéis durante o período, de até 100% acima da tabela, não influenciou na diminuição. “Existe a questão de mercado, a demanda inflaciona. Em qualquer cidade que a feira acontecer vão ocorrer aumentos”, disse.

De acordo com Thais Cristina de Souza, responsável pelas reservas da Agrishow no hotel Oásis Plaza, as discussões referentes ao destino da feira também influenciam. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), responsável pela feira, anunciou que a partir de 2010 a Agrishow será realizada em São Carlos.

INFLAÇÃO

100% Índice de aumento do preço da reserva em hotéis durante a feira.

Expectativa é aumentar 8%.

A 16ª Agrishow começa no dia 27 de abril com expectativa de superar edições anteriores e previsão de negócios no valor de R$ 870 milhões, 8% superior ao negociado em 2008 (R$ 800 milhões). Serão 145 mil metros quadrados para a exposição de 770 empresas e dois mil produtos. A expectativa é que 140 mil visitantes passem pela feira nos seis dias de realização. “O nosso otimismo se dá em razão da contínua procura por espaços dentro da Agrishow”, disse Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq.

Além da associação, a Sociedade Rural Brasileira (SRB), a Associação Brasileira de Agrobusiness (Abag) e a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) também são responsáveis pela feira. Investimentos em infra-estrutura também serão realizados para complementar as melhorias feitas em 2008, como pavimentação, reforma de sanitários, melhor eficiência do sistema de captação de água e novo pátio de alimentação. A feira emprega cerca de 5 mil trabalhadores temporários.


---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: