terça-feira, 10 de março de 2009

HC de Ribeirão é o melhor do interior , no ranking geral, hospital é o segundo


No ranking geral, hospital é o segundo

Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, feita com pacientes do SUS, mostrou que o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto é o segundo melhor hospital de São Paulo e o melhor do interior.

O primeiro colocado foi o Hospital do Rim e Hipertensão da Fundação Oswaldo Ramos, na capital paulista, com nota média de 9,349. Em segundo lugar, com nota 9,344, ficou o HC de Ribeirão. Em terceiro, a unidade materno-infantil do Hospital das Clínicas de Marília, com nota 9,342.

O levantamento ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.

Segundo Milton Roberto Laprega, superintendente do HC, a verba que o hospital recebe – um terço do SUS e dois terços do Estado - é um dos principais motivos para o sucesso no atendimento e modernidade de equipamentos.

“Nos esforçamos muito para conquistar essa posição. Acredito que o envolvimento e a qualificação da nossa equipe de profissionais são os principais diferenciais do HC e que ajudaram a nos colocar nessa posição”, disse Laprega.

O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Quesitos

Na pesquisa, foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento, o nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, a qualidade das acomodações e o tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades, também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

“Esses hospitais são motivo de orgulho para o SUS paulista, e quem atesta isso são os próprios usuários. Essa pesquisa de satisfação foi fundamental para avaliar o que vem sendo feito na área de assistência hospitalar e o que precisa ser aperfeiçoado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram mais de 100 respostas encaminhadas pelos usuários.

Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.Secretária faz advertência a gerente de UBDSA secretária de Saúde de Ribeirão, Carla Palhares, afirmou ter advertido o gerente da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Castelo Branco, Vanderlei Mega Palocci.

Na semana passada, funcionários da unidade afirmaram ao A Cidade que o gerente não cumpriria o expediente de oito horas diárias para atender em seu consultório particular.
Segundo Carla, até o momento, Palocci não deve ser afastado ou exonerado do cargo. Além da advertência, uma sindicância foi aberta para apurar o caso. “O cargo de gerente admite uma certa autonomia na questão de horários.

O que ele não pode é atender no consultório particular durante o expediente e é isso que estamos investigando”, disse a secretária.Às 10h40 de ontem, a reportagem ligou para o consultório de Palocci e a secretária afirmou que ele estava em atendimento e não tinha hora para sair, já que as consultas estavam atrasadas.

De acordo com os funcionários da UBDS, Palocci não cumpre as 40 horas semanais determinadas pela legislação e não atende as necessidades da unidade.Palocci negou as acusações, afirmando que os funcionários que fizeram as denúncias estariam querendo tomar seu cargo.

Segundo ele, o fato de não ficar as oito horas durante a semana não interfere no trabalho que faz na UBDS. Palocci mostrou dois e-mails que mandou para a Secretaria da Saúde com pedidos de reparos e de equipamentos para a unidade.

O ranking dos hospitais

1. São Paulo - Fundação Oswaldo Ramos

2. Ribeirão Preto - Hospital das Clínicas

3. Marília - Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília

4. Jaú - Fundação Dr. Amaral Carvalho

5. São Paulo - Fundação Adib Jatene

6. Bauru - Universidade de São Paulo

7. São Paulo - Hospital das Clínicas

8. São Paulo - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer

9. São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

10. São Paulo - Beneficência Portuguesa

11. Guaíra - Santa Casa

12. Ribeirão Preto - Associação de Ensino de Ribeirão Preto

13. Catanduva - Hospital São Domingos

14. Barra Bonita - Associação de Proteção e Assistência à Maternidade

15. Batatais - Santa Casa

---------------------------------------

fonte: Jornal A Cidade/ EPTV

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: