sexta-feira, 13 de março de 2009

Mudança de hábito: Acabou o sedentarismo Nintendo Wii põe usuário para suar e exige cuidados de quem não se mexe tanto assim


Desde que foi lançado, o Nintendo Wii subverteu o mundo dos videogames. Com a proposta de apostar nos movimentos reais do jogador para acionar os comandos virtuais, o console se tornou o líder de vendas da nova geração de games e conquistou um público fiel no mundo inteiro. Mas, mais do que inovar num mercado tão repetitivo, o Wii tirou as pessoas do conforto do sofá e as colocou para queimar calorias no meio da sala. E assim como acontece com qualquer atividade física, o videogame passou a provocar lesões naqueles que abusam.

Na Inglaterra, médicos apontam que semanalmente cerca de dez jovens procuram hospitais com problemas ortopédicos em decorrência do jogo. A “epidemia” recebeu até um nome: Wii Knee, algo como joelho de Wii, uma das partes do corpo com maior incidência de lesões. Na opinião do médico Carlos Augusto de Mattos, chefe do grupo de medicina esportiva do Hospital Celso Pierro e professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o problema se dá quando pessoas sedentárias jogam por um longo período sem tomar os devidos cuidados.

“A pessoa tem que se preparar e encarar o Wii como uma atividade física. E em qualquer exercício, o organismo deve estar preparado, com um bom alongamento, a realização de aquecimento antes e a adoção de um ritmo adequado conforme as limitações do corpo de cada um.”

Segundo o médico, casos de lesão ocasionados por causa do Wii ainda não são tão frequentes, pelo menos no Hospital Celso Pierro. “Eu nunca atendi um paciente com problemas em virtude do Wii, mas já tive um colega, sedentário, que ficou com dores no ombro depois de jogá-lo excessivamente num final de semana. Mas o mesmo aconteceria se estivesse jogando tênis ao invés de videogame”, pondera.Mesmo com a ocorrência de lesões, Mattos avalia que o Wii não pode ser considerado um vilão.

Pelo contrário, ele salienta que a possibilidade de exercitar-se enquanto joga é bastante interessante e mais indicado do que apenas ficar no sofá ou na frente do computador. “É mais comum lidarmos com casos de gente com problema de postura e dor nas costas por ficar sentado no computador o dia inteiro”, garante.O profissional de educação física Edward Bilton analisa que o videogame já é um avanço em relação aos outros, por estimular uma atividade física. “Lógico que é melhor jogar Wii do que não fazer atividade nenhuma.

E é uma forma muito mais saudável de diversão do que apenas apertar botões do joystick enquanto se está sentado no sofá.”Segundo Bilton, é até possível não considerar mais sedentária a pessoa que joga Wii pelo menos duas ou três vezes por semana por cerca de 45 minutos, de acordo com o jogo utilizado. “Mas é bom ressaltar que não é suficiente para a saúde por não se tratar de uma atividade completa. É como fazer musculação e treinar apenas o braço. Falta pensar no corpo como um todo”, ressalta.

---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: