domingo, 15 de março de 2009

Mudança de hábitos: pesquisa revela que acesso à tecnologia mudou perfil da chamada ‘classe C’ de consumidores.

Além de se destacar como consumidores potenciais por causa da grande oferta de crédito, resultante do bom momento econômico vivido pelo País antes das ameaças da crise, a classe C também teve seu perfil de consumo modificado com o grande acesso a tecnologia. Para mostrar essas evoluções de mercado hoje, dia do consumidor, uma pesquisa realizada por uma empresa especializada de São Paulo define os compradores dessa classe como os que são mais práticos, que administram melhor a renda e utilizam melhor a tecnologia.

O levantamento da empresa CO.R, realizado com 500 brasileiros, de quatro capitais, pertencentes à classe C, se baseou em três pontos como a tecnologia e relacionamento com o dinheiro para traçar o perfil desses consumidores. “Notamos que a tecnologia trouxe mudanças significativas no perfil das famílias dessa classe salarial. O celular, por exemplo, é o principal item de consumo entre esses consumidores”, disse a publicitária Mari Zampol, que idealizou a pesquisa.

Segundo Mari, a utilização do celular mostra que a classe C é uma das mais práticas e que aproveita melhor a tecnologia a que tem acesso. “Além de ser muitas vezes o telefone da família, que não possuiu uma linha fixa, o aparelho proporciona acesso a várias facilidades como rádio, maquina fotográfica, MP3 e em alguns casos, até internet.”

De acordo com o levantamento da consultoria Target Marketing, os consumidores pertencentes a classe C têm renda familiar de R$ 912 a R$ 1,4 mil. “Com a renda, esses consumidores conseguem ter acesso a internet, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, administram bem e em família o que vão fazer com o dinheiro. Porém, ainda existem algumas barreiras”, disse Mari.

Um dos pontos levantados na pesquisa é que os consumidores da classe C ainda se importam mais com o que existe dentro da casa com a aparência do imóvel propriamente dita. “Vemos muitas casas que possuem uma televisão de plasma, mas com paredes por pintar. Isso é comum por conta dessa questão de prioridades, a classe se prioriza o que realmente vai utilizar no dia-a-dia. É mais importante a internet do que o próprio computador, por exemplo.”

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1,4 mil Reais é o limite de renda mensal para quem está na classe C

Tecnologia aproxima outras classes

Além de mudar o perfil de consumo, o acesso a tecnologia fez com que a classe C se aproxime de outras classes sociais, segundo a publicitária Mari Zampolo. “Em sites de relacionamentos, muito utilizados por esses consumidores, essa aproximação é forte.” Para o Antônio Vicente Golfeto, diretor do instituto de economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp), ao mesmo tempo que a tecnologia aproxima as classes, ela também as afasta. “Itens como carro e uma casa pronta são símbolos de sucesso, que ainda não estão acessíveis a essa classe C, e cria um distanciamento entre esses consumidores. Mas a tendência é que essas distâncias diminuam.” Na casa da aposentada Aparecida Helena da Silva, 48 anos, ainda não foi possível comprar um carro, mas a casa possui televisão e computador com internet. “No cartão de crédito e no crediário é fácil comprar.” Para ela, a filha, Priscila Aparecida de Souza, 24, e o genro, Henrique Ramos, 28 anos, têm no celular um aparelho de várias utilidades.


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fonte: Gazeta de Ribeirão

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