sexta-feira, 20 de março de 2009

Ônibus vão ter GPS, transporte público terá sistema para rastreamento por satélite, que deve ser instalado nos veículos em Ribeirão ainda neste ano.


Os ônibus que fazem o transporte coletivo em Ribeirão Preto devem receber um sistema de gerenciamento por GPS ainda neste ano.

O anúncio foi feito ontem, durante a entrega de dez veículos adaptados para deficientes, por Luis Gustavo Vianna, diretor da empresa Transcorp e presidente do sindicato das empresas de transporte coletivo de Ribeirão.

O projeto de implantação dos aparelhos, que vai monitorar toda a frota, está em fase de negociação nas três empresas de transporte da cidade, e deve ser apresentado ainda no primeiro semestre deste ano a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte de Ribeirão.

“O objetivo desse novo sistema é gerenciar a frota de transporte coletivo na cidade e melhorar os serviços.

Vamos saber se os ônibus estão no horário, quais linhas estão atrasadas e resolver com mais agilidade os problemas mecânicos de veículos em seu itinerário”, disse Vianna.

Segundo o diretor, depois que as negociações para a compra do software forem concluídas, a empresa fornecedora do serviço terá 60 dias para implantar o sistema.

“Assim que resolvermos a fase comercial, vamos mostrar o projeto para a Transerp e em poucos dias, o sistema de GPS deve começar a funcionar.”

Além do gerenciamento, a frota de ônibus da cidade, que possui 306 veículos das empresas Turb, Transcorp e Rápido D’Oeste, também vai ganhar novo sistema de bilhetagem eletrônica.

“Vamos trocar os equipamentos de todos os ônibus. O sistema será mais moderno e rápido”, disse Vianna. De acordo com o diretor, o novo sistema também vai evitar fraudes de bilhetes.

Na semana passada, três motoristas da cidade foram indiciados por fraude de cartões de passe. “A troca do sistema já estava prevista antes desses problemas.”

Para os usuários do transporte nada muda. “Serão os mesmos cartões e o mesmo procedimento.” A implantação dos novos aparelhos de bilhetagem em todos os ônibus da frota deve começar em abril e pode durar até 10 meses.

Controle

306 É a frota de ônibus que circula atualmente em Ribeirão RP ganha dez adaptados.
A partir da próxima semana, dez veículos adaptados para deficientes começam a circular em Ribeirão.

Ontem, na esplanada do Theatro Pedro II, a empresa Transcorp fez a entrega dos ônibus equipados com plataformas elevadiças para atender os cadeirantes.

Com os novos veículos, são 17 ônibus adaptados na frota da cidade. Até 2014, segundo determinação federal, toda a frota do transporte coletivo brasileiro deve ser adaptada para portadores de deficiência.

“A entrega desses veículos foi o primeiro passo para cumprir essa determinação. A medida que a frota de ônibus for renovada vamos colocar veículos adaptados”, disse José Mauro de Araújo, gerente de transportes da Transerp.

Os ônibus vão operar em 15 linhas, segundo a Transerp, as mais movimentadas e utilizadas por deficientes físicos. “"Linhas como o Iguatemi e Ribeirânea, que passam pela Unaerp e a escola Egydio Pedreschi”, disse Araújo.


---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: