segunda-feira, 23 de março de 2009

No Dia Mundial da Água Daerp prega ações contra o desperdício.


No Dia Mundial da Água Daerp prega ações contra o desperdícioDia Mundial da Água foi criado para proteger os mananciais hídricos, incentivando o manejo correto das fontes de água.

Em comemoração ao Dia Internacional da Água, neste domingo, dia 22 de março, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), por meio do seu programa Daerp na Escola/ Comunidade tem visitado escolas municipais, estaduais, universidades, clubes de serviços e diversas entidades para debater, especialmente com estudantes, a importância do uso racional da água.

De acordo com o professor Luigi Calabrese, que responde pelo projeto, a receptividade tem sido muito boa, pois a comunidade tem consciência que a água potável é um bem findável. Durante as palestras são distribuídos panfletos educativos, acompanhados por apresentações de teatro feitas por estagiários do programa. "Nossa intenção, é também utilizar noções lúdicas para ensinar as crianças menores, pois elas entendem a mensagem e passam para seus pais e demais adultos", explica Calabrese.

As crianças participam das encenações respondendo sobre o uso racional da água. Além disso, brincam de responder e pintar historinhas educativas sobre cuidados com gastos excessivos de água e respeito à natureza. O Dia Mundial da Água, de acordo com Joaquim Ignácio da Costa Netto, superintendente do Daerp, "é uma oportunidade especial de reflexão sobre a necessidade de preservar este precioso recurso natural fundamental para a vida", destacou, lembrando que o Dia Mundial da Água foi criado para que exista uma preocupação mais intensa em proteger os mananciais hídricos, proporcionando o manejo correto das fontes de água.

Data - O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água" (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Declaração Universal dos Direitos da Água.

No seu artigo 1 diz:A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

---------------------------------------

fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: