domingo, 22 de março de 2009

Fábrica de chocolates do século 19 atiça a curiosidade e o paladar.


Com a aproximação da Páscoa, o vilarejo de Broc, na Suíça, prepara-se para outra temporada de visitas à fábrica do chocolate mais antigo do país, o Cailler. Ele começou a ser produzido em 1819, antes da invenção do chocolate ao leite (1875) e da inauguração de outras marcas suíças, como Lindt (1845) e Toblerone (1908).

Além de degustar diversos tipos do chocolate Cailler, o visitante pode observar a transformação do cacau, do açúcar e de outros ingredientes no produto final, embalado em seus diferentes formatos. Outra parte do percurso inclui vídeos e fotografias que contam a história da marca desde 1819, quando François-Louis Cailler inaugurou sua primeira fábrica em Vervey (40 quilômetros a leste de Broc).

Ele teve a ideia quando, em uma viagem à cidade italiana de Turim, percebeu que o chocolate era considerado artigo de luxo e vendido como fortificante nas farmácias. Mecanizando a produção, Cailler barateou o produto e conseguiu receitas de qualidade superiores (adicionando, por exemplo, baunilha e canela à rústica mistura de sementes de cacau moídas com açúcar).

Durante décadas, a marca prosperou e, em 1898, o neto do fundador, Alexander-Louis Cailler, decidiu expandir o negócio e transferiu a fábrica para Broc — onde havia mão-de-obra disponível, rebanho leiteiro de qualidade e uma linha férrea para escoar a produção. A nova geração dos Cailler também definiu, no início do século 20, outros diferenciais de seu chocolate, mantidos até hoje, como a utilização de leite líquido no lugar do leite em pó.

Oficialmente, o endereço da fábrica oficial do Cailler (rua Jules Bellet, nº7 – perto do Lago da Gruyère) está registrado como filial de outra chocolateira suíça: a Nestlé. Isso ocorre porque as marcas se fundiram em 1929, o que não implicou, no entanto, alteração nem do chocolate nem na fachada do prédio, que continua ostentando letreiros "Cailler".

---------------------------------------

fonte: Terra

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: