sábado, 14 de março de 2009

Ruas cada vez mais cheias Em fevereiro deste ano, município tinha 356 mil veículos; proporção é de quase um carro por pessoa.

Frota aumenta 8%

A frota de veículos em Ribeirão cresceu 8% em 12 meses, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Em fevereiro deste ano, a cidade tinha 356 mil veículos registrados. No mesmo mês de 2008, eram 329 mil. O município tem 558.136 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que daria 1,5 habitante por veículo.

O aumento da frota em Ribeirão ficou acima da média estadual, que registrou aumento de 7% durante o período. De acordo com o Detran, em fevereiro de 2008, 17 milhões de veículos circulavam por todo Estado. No mesmo mês deste ano, eram 19 milhões.

As motos tiveram maior crescimento em Ribeirão, de 10,4%. Em fevereiro do ano passado, eram 83,9 mil veículos desse tipo. No mesmo mês deste ano, 92,6 mil. Já a frota de automóveis cresceu 7%, e passou de 196,7 mil veículos em fevereiro de 2008, para 210,8 mil no mês passado.

A frota de ônibus cresceu 3%, e passou de 1,24 mil veículos em fevereiro de 2008, para 1,28 mil no mesmo mês deste ano. O número de caminhões e reboques na cidade subiu de 14 mil em fevereiro de 2008, para 15 mil neste ano.

De acordo com o especialista em trânsito Creso de Franco Peixoto, o crescimento ocorrido em Ribeirão é lógico pelas condições favoráveis da economia até outubro do ano passado. "A medida que a economia cresce a base veicular tende a crescer também."

Mas, se do ponto de vista econômico o aumento não espanta, no trânsito os reflexos preocupam. "Hoje temos um grande número de veículos circulando pela cidade, o que gera congestionamento e aumenta o riscos de acidentes."

Para a psicóloga de trânsito Raquel Almquivist, com as grandes e rápidas altas na frota, é preciso pensar no futuro e programar a cidade para receber cada vez mais veículos. "Hoje, as consequencias do crescimento da frota são maiores congestionamentos, mas, no futuro o problema pode ser pior."

Município absorve o crescimento

Mesmo com o aumento acelerado da frota, Ribeirão ainda tem estrutura para os novos veículos, segundo a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e transporte da cidade. "A medida que o fluxo de veículos aumenta, a cidade ainda absorve, porém, com aumento nos pontos de congestionamento e no número de acidentes", disse Milton Lino, gerente de sinalização viária da Transerp. Segundo Lino, o crescimento acelerado de veículos preocupa e pode exigir obras viárias no futuro. "Grandes mudanças terão de ser feitas."

---------------------------------------

fonte: Ribeirão Preto Online

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: