terça-feira, 14 de abril de 2009

Apenas 30% declarou IR em Ribeirão. Faltam 16 dias para fim de prazo de entrega de declarações; média está abaixo da nacional.

A 16 dias do término do prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda (IR), 70% dos contribuintes de Ribeirão Preto ainda não prestaram contas para a Receita Federal. Segundo a delegacia regional do órgão, das 150 mil declarações esperadas na cidade, 45,3 mil (30%) foram entregues até o dia 12.

A cidade está abaixo da média nacional. Em todo País, já foram entregues 8,7 milhões de declarações, 35% do total esperado. Na regional da Receita, que inclui Ribeirão mais 32 cidades, o número de declarações recebidas também está abaixo da média nacional. Foram entregues 100,1 mil declarações até domingo, 33% do total esperado.

“O número de declarações entregues neste ano na região e em Ribeirão poderia estar mais avançado, mas acompanham a tendência de todos os anos, de estar abaixo da média nacional e um pouco desacelerado", disse a auditora fiscal Denise Vilas Boas.


Entre 3 de março e 13 de abril de 2008, foram entregues 44,7 mil declarações em Ribeirão Preto. “É praticamente a mesma média deste ano, pois houve um aumento no número total de declarações esperadas”, disse a auditora.

Segundo Denise, a maior movimentação de entrega de declarações acontece na última semana do prazo.

O advogado tributarista Lázaro Rosa da Silva, do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), a demora na entrega é explicada por uma questão cultural. “É a falta de hábito do contribuinte em declarar suas contas. E já é histórico do brasileiro deixar as coisas para o último momento”, disse. Para Silva, a falta de organização também adia a entrega da declaração.

“Muitos não se organizam para levantar os comprovantes e poder prestar contas logo no início do prazo. Muitos contribuintes também tem de declarar dependentes e demoram para pegar informações necessárias”, disse. No ano passado, a regional da Receita recebeu 143,3 mil declarações dos contribuintes ribeirão-pretanos. Entre as que foram feitas no prazo, 26,4 mil foram entregues em março, e 110,4 mil no mês de abril.


---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: