terça-feira, 7 de abril de 2009

Brasil pode produzir biocombustível de resíduos florestais.

Pesquisa comprova viabilidade de biocombustível partir dos resíduos de madeira gerados pela atividade florestal.


Pesquisa comprova que Brasil pode produzir e exportar o pellets, um biocombustível sólido feito a partir dos resíduos da madeira gerados pela atividade florestal.

O estudo foi realizado pelo engenheiro florestal da Unicamp Diego Machado Carrion Serrano. O pellets pode ser usado no aquecimento residencial e em termoelétricas como forma de diminuir a emissão de gases de efeito estufa.Segundo o pesquisador, o mercado está em expansão e o Brasil pode ter um ganho econômico com a produção e exportação do pellets. Países europeus já utilizam este tipo de biocombustível.

O Brasil sai em vantagem neste tipo de produção devido ao clima tropical, além de os ciclos de colheita florestal serem menores que os dos países europeus. O custo da matéria-prima também é menor e, embora haja o acréscimo em alguns custos – como o frete intercontinental –, ainda assim o Brasil é considerado competitivo.

As regiões Norte e Sul oferecem maior potencial de produção da matéria-prima, sendo que a Região Sul leva vantagem por possuir uma cadeia de produtos florestais fundamentais na silvicultura – florestas plantadas –, condição para se produzir o bicombustível de forma sustentável, enquanto a Região Norte poderia sofrer com as restrições em razão das dificuldades de rastreamento da origem da biomassa.

---------------------------------------

fonte: EPTV

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: