sexta-feira, 17 de abril de 2009

Surfe na Rede - Internet por rede elétrica já é realidade.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentou nesta semana o serviço de internet de banda larga pela rede elétrica. Testes estão sendo feitos em cinco cidades do País: São Paulo, Barreirinhas (Maranhão), Goiânia, Santo Antônio da Platina (Paraná) e Porto Alegre.

O sistema promete muitas facilidades, já que pode ser utilizado em qualquer tomada de eletricidade comum. O usuário precisa apenas conectar um modem na tomada e o computador à ela, e já pode navegar. Isso acaba com a necessidade da instalação de cabos extras apenas para a internet de banda larga, o que facilita o acesso em localidades nas quais a rede ainda não é difundida.

A tecnologia já existe no Exterior desde 2005, e funciona hoje em países como os Estados Unidos, Canadá, Suécia, Rússia, Indonésia, Gana, Egito e Arábia Saudita. O funcionamento do sistema ocorre como na TV a cabo, uma empresa fornecedora do serviço de internet libera o sinal pela rede de energia elétrica, que então viaja pelos cabos até a casa do usuário.

Quando chega ao destino, o modem conectado na tomada capta o sinal e permite o acesso em alta velocidade. O serviço ainda vai demorar um pouco para ser implantado no país, pois só estará disponível após um acordo entre as empresas de telecomunicações e as concessionárias de energia elétrica. O caso já está sendo analisado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que deve criar as regras necessárias para a exploração do serviço.

---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: