segunda-feira, 6 de abril de 2009

Município de Ribeirão Preto, inicia aplicação do teste rápido para detecção da dengue.

Município inicia aplicação do teste rápido para detecção da dengue. Cem médicos da Secretaria Municipal da Saúde passaram por capacitação para conhecer melhor a situação epidemiológica na cidade e entender como vai funcionar o teste rápido da dengue.



Médicos foram capacitados para a implantação do teste rápido da dengue, a partir de segunda-feira, na rede municipal.

Médicos representantes de todas as Unidades de Saúde do município passaram por uma capacitação na noite da última quinta-feira, dia 2 de abril, no Hotel Nacional Inn, em Ribeirão Preto, onde receberam orientações sobre o teste rápido da dengue, que começa a ser aplicado em toda a rede municipal e que indica, em menos de 24 horas, se a pessoa está ou não com a doença.

Na oportunidade obtiveram um quadro geral da situação epidemiológica do município.

A partir da aplicação dos testes rápidos, os exames serão realizados no laboratório do município, na UBDS do Castelo Branco, e se o resultado for negativo, será feita uma nova coleta de sangue e este material será então enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que utilizará o procedimento convencional.

Depois dos esclarecimentos, a secretária da Saúde finalizou o evento formalizando a implantação do teste rápido para diagnóstico da dengue em Ribeirão Preto. Ela afirmou que a participação do médico no processo é de extrema importância, já que ele estará atuando diretamente com os pacientes.

A capacitação foi aberta pela secretária da Saúde, Carla Palhares, que falou sobre as ações que a Vigilância Epidemiológica vem desenvolvendo, em parceria com a Sucen, para combater a evolução da dengue em Ribeirão Preto. "Estamos trabalhando dia e noite, visitando casas, retomamos a nebulização noturna e agora estamos implantando o teste rápido.

Os números estão em queda, mas não vamos dormir no ponto no combate à dengue", afirmou.

Depois da secretária, o médico Benedito da Fonseca, responsável pela disciplina Moléstias Infecciosas e Tropicais da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, falou sobre diagnóstico e tratamento da doença.

O médico lembrou que, em alguns casos, o paciente infectado pode apresentar quadro de co-morbidades, ser hipertenso, ter diabetes ou insuficiência renal, por exemplo, e esses fatores podem até levar ao óbito.

"O teste rápido encurta o tempo para que o tratamento comece rapidamente em caso positivo. É um avanço para o município", afirmou o médico.

---------------------------------------

fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: