quarta-feira, 8 de abril de 2009

TV lê gestos e dispensa controle remoto.A ideia é eliminá-los totalmente, usando em seu lugar uma câmera que reconhece gestos humanos.

SÃO PAULO - Onde será que deixei o controle da TV? Quase todo mundo se faz essa pergunta várias vezes por semana. Frequentemente, incomodamos alguém da casa com a questão “você viu o controle remoto em algum lugar?”.

Um experimento ainda em testes nos Estados Unidos propõe acabar com controles perdidos. A ideia é eliminá-los totalmente, usando em seu lugar uma câmera que reconhece gestos humanos.

A companhia GestureTek, que desenvolve interfaces capazes de reconhecer gestos para várias aplicações, adaptou um sistema inicialmente projetado para PCs para uso em televisores.

A ideia é que toca vez que você deseja ligar ou desligar a TV faça um movimento abrindo ou fechando a mão em frente à câmera. Outro movimento, como balançar o braço para esquerda ou direita serve para mudar de canal para cima ou para baixo.

Já o volume pode ser controlado por meio de gestos verticais. Mover o braço para cima, eleva o som. Para baixo, reduz. Uma câmera de baixa resolução e um sensor de movimentos não são exatamente os equipamentos mais caros do mercado, o que garante a estreia da tecnologia sem elevar demais o custo do aparelho.

De acordo com a GestureTek, se a tecnologia de reconhecimento de gestos está chegando à computação, nada mais natural que ser utilizada na automação de lares, desde a manipulação de TVs até comandos para acender e apagar as luzes de casa.

---------------------------------------

fonte: Abril

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: