sexta-feira, 10 de abril de 2009

Brincadeiras de Páscoa animam a garotada!


Os ovos de chocolate e as histórias da Páscoa atraem a criançada. Uma forma de fazer com que os pequenos se envolvam ainda mais com a comemoração é organizar brincadeiras. Muito mais que apenas arrancar sorrisos e distraí-los, brincar colabora com a formação da criança. "Contribui com os desenvolvimentos físico, social, mental e emocional. Favorece a imaginação, a criatividade e a superação de obstáculos. Também resgata as tradições e a cultura", afirma Maria Angela Barbato Carneiro, pedagoga e professora da PUC /SP.

Uma idéia que estimula o raciocínio é a caça aos ovos. Surgiu nas festas pagãs em comemoração à chegada da primavera, muito antes da Páscoa cristã existir. "O ovo simboliza a fertilidade e a vida da estação das flores e, por isso, o costume era presentear as pessoas com ovos de galinha pintados. Para animar as crianças, os adultos escondiam os ovos e pediam para que elas os procurassem", explica a coordenadora, Tânia Gori, formada em teologia pela Faculdade Teológica e Apologética Cristã.

O monitor Luiz Carlos Guimarães, do restaurante Chácara Santa Cecília, em São Paulo, sugere espalhar pegadas de coelho (feitas com papelão ou farinha jogada no chão com marcas dos dedos) pela casa para que o filho as siga. "De acordo com a idade, monta-se o resto da brincadeira. Até os três anos, é só seguir as pegadas. Acima de quatro, pode-se incrementar o jogo, colocando pistas no meio da brincadeira, com assuntos relacionados ao dia-a-dia da criança, e pedir que cumpra tarefas como dançar, fazer caretas ou imitar alguém", sugere o monitor. A aventura deve ser supervisionada por adultos e é recomendável esconder o tesouro de chocolate em lugares acessíveis.



Orelhas de coelho
As crianças podem aprender lições de reutilização de materiais brincando. Para fazer orelhas de coelho, basta ajudá-las a recortar (com tesoura sem ponta) papelão no formato. "Pode-se preencher as orelhas com bolinhas de papel crepom, grãos ou sementinhas", explica Guimarães.

Em seguida, auxilie-as a fazer uma circunferência de papelão do tamanho de suas cabeças e a unir as pontas com fita adesiva ou cola. Basta colar as orelhas nela para finalizar o acessório.

Vale lembrar que a relação do coelho com a Páscoa também teve origem nas festas pagãs em comemoração à chegada da estação das flores. "Quando se fala em primavera, lembra-se de fertilidade e o coelho é um animal muito fértil. Por isso, tornou-se um símbolo. E, segundo as lendas, fica mais fértil na lua cheia (usada no cálculo da data da Páscoa)", explica Tânia Gori.


Brincadeira de roda
Outra diversão é propor que um grupo faça uma roda e fique de mãos dadas. Enquanto os pequenos giram cantando músicas da Páscoa, um deles deve ficar no centro, representando o coelho, enquanto o caçador fica do lado de fora. "Um adulto dá o sinal de quando as crianças da roda devem erguer as mãos e abaixá-las. Quando estiverem para cima, o coelho e o pegador podem entrar e sair da roda", explica Guimarães. Após a captura do coelho, basta trocar os participantes para o jogo começar de novo.


Maquiagem
Transformar a garotada em coelhinho com pintura de rosto é uma alternativa para animar a Páscoa. Basta usar tintas específicas, à base de água e hipoalergênicas. Faça um arco em cima das sobrancelhas e preencha-o de branco; desenhe um triângulo na ponta do nariz (branco, rosa ou vermelho) e não se esqueça do bigode preto.

---------------------------------------

fonte: Terra

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: