quinta-feira, 2 de abril de 2009

Transformação do Bosque Municipal em Jardim Zoológico trará verbas e parcerias.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu, na última terça-feira, dia 31 de março, da gerência local do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) a documentação que determina o prazo de 20 dias para a definitiva homologação do Registro do Zoológico ao Bosque Municipal Fábio Barreto. Esta conquista ocorre depois de 72 anos de fundação do Bosque.

A boa notícia foi dada após vistoria da gerente local do Ibama, Eliana Velocci, ao Bosque Municipal Fábio Barreto, quando constatou o cumprimento das duas últimas exigências feitas pelo escritório do Ibama de São Paulo. Uma delas foi o termo de cooperação firmado com a Unesp de Jaboticabal e com o Laboratório Nucleon. A outra foi a comprovação de que a área está 100% bem cercada.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Joaquim Rezende, com a classificação de Zoológico, a administração municipal poderá solicitar verbas federais, fazer parcerias com a iniciativa privada, trocar espécies animais e experiências com outros zoológicos. Antes da autorização para o registro o Zoológico, o Bosque Fábio Barreto estava classificado na categoria C – com referência à qualidade do ambiente e cumprimento de exigências do Ibama. “Agora passará para a categoria B. Os zoológicos enquadrados na categoria A são considerados de padrão internacional. A conquista deste registro também permite incluir Ribeirão Preto no rankeamento nacional de zoológicos”, explica Joaquim Rezende.

O Bosque Fábio Barreto possui, atualmente, 630 animais de 100 espécies, entre aves, peixes, mamíferos e répteis mantidos em recintos fechados e alguns, inofensivos, em liberdade. Há, ainda, o “Terrário”, com 14 recintos abrigando várias espécies de serpentes e tartarugas.

---------------------------------------

fonte: Ribeirão Preto Online

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: